Benvenuti a Napoli

foto-raquel-carneiro-7023

Os segredos da música napolitana

A música italiana desde sempre foi considerada uma das mais românticas e culturalmente ricas de todo o mundo. Muitos conhecem músicas como ‘O sole mio, Torna a Surriento e Santa Lucia luntana, imaginando que pertençam ao acervo operístico erudito italiano, quando de fato nasceram no berço da música popular napolitana antiga.

Esse tipo de música teve seu apogeu aproximadamente no período de 1850 a 1950, com uma prolífera produção musical caracterizada por emocionantes letras bordadas em melodias marcantes. Também a tarantella, frequentemente usada como símbolo da música italiana, faz parte dessa corrente musical, tendo suas raízes na Itália meridional, onde cresceu até alcançar seu clímax nas mundialmente conhecidas Funiculì funiculà (1880) e Comme facette màmmeta (1906).

Infelizmente, apenas uma pequena parte das músicas napolitanas antigas chegou a ser conhecida além das fronteiras italianas, uma lacuna que o espetáculo “Benvenuti a Napoli” visa preencher, oferecendo ao público brasileiro o conhecimento integral de músicas napolitanas do período 1828-1956 que, apesar de serem famosíssimas na Itália e terem letras e melodias encantadoras, não são ainda bem conhecidas no Brasil.

Através de recursos cénicos mirados a oferecer em língua portuguesa o contexto e o resumo da letra de cada música, a platéia poderá de fato apreciar integralmente cada elemento do repertório proposto.

Um repertório composto por pérolas de um tempo antigo em que ao invés da fácil rotina de criar músicas em que encaixar letras, havia o elegante costume de lavrar finas melodias a partir das composições de grandes poetas, como Salvatore di Giacomo e Libero Bovio.






foto-raquel-carneiro-6960

foto-raquel-carneiro-6645

foto-raquel-carneiro-6674

foto-raquel-carneiro-6697

foto-raquel-carneiro-6762

foto-raquel-carneiro-6933

foto-raquel-carneiro-6950

Anúncios



%d blogueiros gostam disto: